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10/09/2020 • SETEMBRO AMARELO CHAMA ATEN��O PARA A PREVEN��O E COMBATE AO SUIC�DIO.

Setembro marca a campanha nacional de conscientiza��o sobre a preven��o do suic�dio. O m�s foi escolhido em raz�o do Dia Mundial de Preven��o do Suic�dio, tendo o 10 de setembro como data oficial. Este ano, em meio � pandemia da COVID-19, o Setembro Amarelo chama a aten��o para os impactos na sa�de f�sica e mental da popula��o. Para dar visibilidade � causa e alertar para a import�ncia da preven��o, a Secretaria de Sa�de enfeitou o mastro da Pra�a Municipal com panos amarelos em refer�ncia � campanha.
A campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir e reduzir os n�meros de suic�dio no pa�s. O maior desafio da campanha � conscientizar a sociedade em geral que problemas como a depress�o s�o doen�as e devem ser tratadas como tal. Estar presente, demonstrar interesse e carinho aos familiares � uma das maneiras de identificar e prevenir problemas de depress�o. Sinais como mudan�as de comportamento, reclus�o e at� altera��es no sono e apetite, podem ser sinais de depress�o. Participar do processo de cura do familiar tamb�m � extremamente importante, al�m de contar com a ajuda de especialistas da �rea da sa�de mental.
N�o alheio a isso, a Equipe de Sa�de Mental da Secretaria de Sa�de elaborou um material de Como Proteger sua Sa�de Mental em Tempos de Coronav�rus:

 Praticar alguma atividade f�sica;
 Ter uma alimenta��o saud�vel;
 Evitar excesso de informa��es sobre a COVID-19, tente n�o ficar conectado o tempo
todo, siga somente not�cias confi�veis e evite boatos e Fake News;
 Evitar uso abusivo de �lcool ou outras drogas;
 N�o fazer uso de medica��es sem prescri��o m�dica;
 Por�m, se j� estiver em tratamento m�dico h� mais tempo, n�o interrompa seu
tratamento;
 Mantenha contato com as pessoas que voc� gosta, mesmo que virtual. Estar em
distanciamento f�sico n�o impede outras formas de contato (telefone, redes sociais,
v�deo chamadas, etc..)
 Investir em atividades que aliviem o n�vel de ansiedade (medita��o, leitura, exerc�cios
de respira��o, etc.)
 Fa�a as coisas que voc� gosta. Ouvir m�sica, ler um livro, cuidar do jardim, fazer um
curso on-line.. Use seu tempo dispon�vel para isso.
 Pratique resili�ncia. Tente perceber o que pode aprender com tudo que est�
acontecendo. Descubra qual � sua melhor forma de passar por isso e lembre-se de que
isso n�o durar� para sempre.
 Seja gentil com as pessoas pr�ximas. Para muitos, esta fase est� sendo muito dif�cil,
portanto ou�am o pr�ximo e n�o julguem.
 Fale de seus sentimentos!
 Uma ferramenta para se voc� precisar de ajuda � o CVV � Centro de Valoriza��o da
Vida (Ligue 188). L� voc� � atendido por um volunt�rio treinado para conversar com
todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional, com respeito, anonimato, e
que guardar� estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.
 Se precisar, solicite ajuda de um familiar ou profissional de sa�de de sua refer�ncia.
Voc� n�o est� sozinho!

Fonte: • Publicada em 10/09/2020, 10:27:45
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