Secretaria da Saúde de Progresso oferece implante contraceptivo
Secretaria da Saúde de Progresso oferece implante contraceptivo
Conforme lei federal 9.263/96, o planejamento familiar é direito de todo o cidadão e se caracteriza pelo conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal. Para o exercício do direito ao planejamento familiar, devem ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantindo a liberdade de opção.
A novidade e que está sendo disponibilizada pela rede de saúde de Progresso é o Implante Subcutâneo Liberador de Etonogestrel. Trata-se de um bastão de plástico semi rígido, com 4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro, que contém 68 miligramas do hormônio progestágeno e etonogestrel, que é colocado subdérmico no braço não dominante. A colocação é feita por profissionais médicos das estratégias de saúde das famílias do município, previamente capacitados.
A ação é contínua por 3 anos e ocorre com a liberação do hormônio etonogestrel para o sangue, funcionando principalmente de 2 modos: impedindo a ovulação e espessando o muco do colo do útero, dificultando dessa forma a passagem dos espermatozoides para o útero.
O implante subcutâneo assim como todos os métodos disponíveis, será oferecido nas unidades básicas de saúde do município, através de orientação e aconselhamento pela equipe de acordo com o público prioritário:
Vulnerabilidade social (adolescentes contempladas por auxílios como Bolsa Família, mulheres em situação de rua, usuárias de droga ou etilistas); Soropositivas para HIV; Adolescentes gestantes; Multíparas associado a comorbidades conforme avaliação da equipe; Distúrbios psiquiátricos e déficit cognitivo em idade fértil.
Foto Divulgação
RELACIONADOS
Leia também