Profissionais de Educação de Progresso se ambientam com novas tecnologias

Profissionais de Educação de Progresso se ambientam com novas tecnologias

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está aprimorando o uso das tecnologias pelos profissionais de educação da Rede Municipal, para que isso auxilie no processo de comunicação entre professores, funcionários, diretores, secretaria de educação e comunidade escolar.

Isso também possibilitará um melhor ensino-aprendizado em relação ao contato com os alunos e as famílias durante o ensino híbrido – nova proposta que tem a tecnologia como aliada.    Desde o início do ano, a Secretaria vem fazendo um mapeamento de acessibilidade por parte dos profissionais e alunos, o qual constatou que 83,6% dos alunos da Rede Municipal de Ensino (da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental) possuem acesso à mídia social WhatsApp, sendo que em 23 turmas 100% dos alunos estão incluídos nos grupos de WhatsApp criados para cada classe. Quanto ao acesso dos professores, constatou-se que 100% destes possuem acesso à internet em casa.    A melhoria do sinal de internet de todas as escolas do interior está sendo providenciada, por meio da contratação de novos serviços. Na Secretaria de Educação e Cultura, estão sendo adquiridos equipamentos para a criação de uma sala multimídia piloto, que será disponibilizada a todos os profissionais da Rede Municipal para que possam fazer gravações de aulas e criação de outros materiais para o ensino híbrido. Outra iniciativa é a promoção de formação tecnológica para os docentes, por meio da realização de oficinas ministradas pelos próprios profissionais do município, com o intuito de disseminar a cultura digital e instrumentalizar os professores. Como exemplo disso, já na próxima semana iniciará a formação continuada de “Jogos Virtuais como ferramenta para o Ensino Híbrido”.    No dia de hoje, 19 de março, a Secretaria de Educação e Cultura fez a primeira reunião em tempo real pelo Google Meet com os profissionais da Rede Municipal de Ensino para que todos pudessem aprender a utilizar esta ferramenta.“Há 48 anos, quando iniciei na educação, jamais poderia sonhar que passaria pelo que estou vivendo agora, porém, como a tecnologia foi se aperfeiçoando (que bom que isso acontece), hoje vejo este avanço como um grande bem para a humanidade, quando usado para este fim. Quando essa pandemia nos abateu e me falaram que eu teria que acessar isso ou aquilo no computador, fiquei apavorada, pensei ‘o que vou fazer?’, mas muitos anjos se disponibilizaram a me ajudar. Vejo isso agora  como uma ótima ferramenta de trabalho, é só apertar um ‘botãozinho’  e já estamos em contato com os alunos, e com isso podemos ajudá-los de forma melhor nessas aulas remotas, estando mais perto deles, tirando suas dúvidas e interagindo, já que a maioria hoje tem internet. Estou engatinhando lentamente na aprendizagem de manuseio do celular, mas eu quero chegar lá e vou conseguir, se Deus quiser! Hoje eu digo: bendita internet nesses tempos difíceis, facilitando nossas vidas, a aprendizagem de nossos alunos e possibilitando que estejamos em contato sempre um com o outro.” (Glória Helena Diná Rodrigues dos Santos - 66 anos - Professora Anos Iniciais na E.M.E.F. Fidencio Battisti)

“Hoje a tecnologia se faz necessária sim para o desenvolvimento das atividades. Diariamente nós somos desafiados a experimentar novas ferramentas, também conhecemos as dificuldades, mas juntos podemos superar tudo isso que estamos vivenciando nessa época. Também espero que a tecnologia possa ser  vista como algo significativo para a construção do conhecimento, tanto para os alunos como para os professores. Bem como no planejamento criativo de práticas pedagógicas, que são disponibilizadas aos alunos, por meio das atividades remotas”. (Lovani Vettorazzi Ferrari - 56 anos - Diretora da E.M.E.F. São Valentim).

“Quando estamos na zona de conforto nada acontece, não há crescimento. Quando a crise bate, aí somos obrigados a nos reinventar. E o bom disso é que nos movimentamos para o crescimento, pegamos a onda e começamos a surfar, ou se não, morremos afogados! Vamos surfar, buscando a liberdade, pois movimento gera movimento e depois que a gente pega o gosto, nada vai nos parar! É o que está acontecendo agora, no nosso município! Estou muito orgulhosa com o avanço de nossa grande equipe!” (Simone Berté - 40 anos - Secretária de Educação e Cultura do município de Progresso)


RELACIONADOS

Leia também

Levantamento aponta alto índice de presença do mosquito da dengue em Progresso

   Levantamento aponta alto índice de presença do mosquito da dengue em Progresso
...
Compartilhe
Leia mais

Concluída estiva para substituir ponte arrancada pela enxurrada em Progresso

   Concluída estiva para substituir ponte arrancada pela enxurrada em Progresso
...
Compartilhe
Leia mais

Produtores de Progresso são beneficiados com cisternas

Produtores de Progresso são beneficiados com cisternas
...
Compartilhe
Leia mais