Maio vermelho
Maio vermelho
Município realiza campanha de prevenção ao câncer de boca
Maio é o mês de conscientização sobre o câncer de Boca. Durante este mês diversas entidades e profissionais estão focados na disseminação de informações sobre esta doença que é um dos tipos de câncer de cabeça e pescoço mais comuns no Brasil. As principais regiões afetadas são os lábios e estruturas da boca: gengiva, céu da boca, bochechas, língua (principalmente as bordas) e assoalho bucal (região embaixo da língua). Os fatores de risco mais conhecidos são o consumo de cigarros e de bebidas alcoólicas (que quando consumidos juntos aumentam o seu potencial danoso), o HPV e a exposição ao sol.
Em fases iniciais o câncer de boca apresenta sinais e sintomas muito discretos. As lesões podem ser discretas, parecidas com doenças bucais comuns como gengivite e aftas. Conforme a dentista do Município, Janaíne Soletti Ferri, a melhor maneira de prevenir o câncer de boca é evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, usar diariamente protetor solar (que deve ser sempre aplicado sobre os lábios!) e manter uma boa higiene bucal atentando para escovação três vezes ao dia, uso diário de fio dental e higienização de próteses.
Para garantir o diagnóstico precoce e boa recuperação a opção correta é manter em dia as consultas ao dentista, que vai determinar qual a frequência ideal de retornos para cada indivíduo. Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais simples o tratamento e melhores as chances de cura. Como forma de ajudar na prevenção, está semana a dentista se reuniu com os grupos da terceira idade para orientações.
Foto Divulgação
RELACIONADOS
Leia também