Levantamento aponta alto índice de presença do mosquito da dengue em Progresso
Levantamento aponta alto índice de presença do mosquito da dengue em Progresso
Recentemente foi feito o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA/LIA), determinado pelo ministério da saúde que tem por objetivo a realização de uma pesquisa e coleta, no prazo máximo de uma semana, em toda a área urbana do município, obedecendo uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis. Foram vistoriados 20% dos 1560 imóveis e terrenos urbanos, totalizando 315 visitas.
Conforme calendário da atividade, o levantamento foi feito entre as datas 22 e 26 de janeiro.
O trabalho foi realizado por Adilio da Silva, Silvana de Fátima Fernandes de Oliveira Zvierzinski, Patrícia Luci Piffer, Wilhelm Szafrik Filho e Carla Roberta Orlandi.
Em números ainda extra oficiais, foram coletados 29 tubitos de larvas, o que resulta em um alto índice de presença do mosquito nas residências, e o principal causador de foco são os plásticos e lonas usados para abrigar madeira e lenha. Os baldes para coletar água da chuva também representam alto potencial de se tornar criadouro de mosquito quando a água não é utilizada em um ou dois dias.
Diante disso, a Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica, composta por Agente de Endemias e as Agentes de Saúde, reforçam o pedido de cuidados com acúmulo de objetos e materiais que se possam servir de criadouros, evitando condições que propiciem a instalação e proliferação dos vetores causadores da Dengue.
Foto Divulgação
RELACIONADOS
Leia também