Estado homologa Decreto de situação de emergência em função da estiagem
Estado homologa Decreto de situação de emergência em função da estiagem
Foi homologado ontem (22) por parte do Estado, o Decreto de Situação de Emergência causado pela estiagem, emitido em 11 de janeiro, pelo prefeito Paulo Gilberto Schmitt.
Entre os motivos está a frustração da safra agrícola de verão, em razão da estiagem ocorrida no município há mais de noventa dias; a diminuição considerável da capacidade de exploração da água, que causou perdas consideráveis nas lavouras e afetou seriamente a produção de leite; escassez de água nas fontes naturais e açudes, fontes estas que abastecem o consumo humano e animal. Entre Agricultura e Pecuária calcula-se um prejuízo de mais de R$ 7,3 milhões, sem contar os custos no abastecimento de água para consumo humano e animal.
O Decreto permite que o município amplie os seus incentivos de forma mais rápida e futuramente, também permitirá que o município seja beneficiado através de programas, como por exemplo, a renegociação de dívidas do PRONAF e o PROAGRO, que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais.
Foto Arquivo
RELACIONADOS
Leia também