Agricultura trabalha na limpeza de fontes e transporte de água para produtores
Agricultura trabalha na limpeza de fontes e transporte de água para produtores
Em função das fortes ondas de calor e escassez de água no interior, desde o início do mês de dezembro, a Secretaria Municipal da Agricultura de Progresso está transportando água para o consumo humano e animal. Conforme o secretário Ronaldo Paloschi, até o momento, já foram atendidos cerca de 180 produtores de diversas localidades com água potável, retirada do poço artesiano localizado em Campo Branco.
Além disso, duas retroescavadeiras estão trabalhando na limpeza de fontes e abertura de desedentadores para acumular um mínimo de água para os animais.
Para facilitar a organização dos produtores, foi organizado um roteiro por localidade. Nas segundas e quintas, o caminhão pipa passa por Bate e Vira, Araçá e Anto Bravo. Nas terças e sextas, Constantino, Alto Constantino e Cordilheira de Tocas. Nas quartas são atendidos moradores do Centro, Lajeado do Meio e Morro Azul. As comunidades de Tiririca e São Luiz também estão recebendo água da prefeitura, pois os poços destas localidades não conseguem mais atender a demanda de consumo.
Situação de emergência
Recentemente, o prefeito Paulo Gilberto Schmitt decretou Situação de Emergência causada pela estiagem que atinge o município.
O Decreto permite que o município amplie os seus incentivos de forma mais rápida e futuramente, também permitirá que o município seja beneficiado através de programas, como por exemplo, a renegociação de dívidas do PRONAF e o PROAGRO, que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais.
Foto Divulgação
RELACIONADOS
Leia também