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10/09/2020 • SETEMBRO AMARELO CHAMA ATENÇÃO PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO SUICÍDIO.

Setembro marca a campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tendo o 10 de setembro como data oficial. Este ano, em meio à pandemia da COVID-19, o Setembro Amarelo chama a atenção para os impactos na saúde física e mental da população. Para dar visibilidade à causa e alertar para a importância da prevenção, a Secretaria de Saúde enfeitou o mastro da Praça Municipal com panos amarelos em referência à campanha.
A campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio no país. O maior desafio da campanha é conscientizar a sociedade em geral que problemas como a depressão são doenças e devem ser tratadas como tal. Estar presente, demonstrar interesse e carinho aos familiares é uma das maneiras de identificar e prevenir problemas de depressão. Sinais como mudanças de comportamento, reclusão e até alterações no sono e apetite, podem ser sinais de depressão. Participar do processo de cura do familiar também é extremamente importante, além de contar com a ajuda de especialistas da área da saúde mental.
Não alheio a isso, a Equipe de Saúde Mental da Secretaria de Saúde elaborou um material de Como Proteger sua Saúde Mental em Tempos de Coronavírus:

 Praticar alguma atividade física;
 Ter uma alimentação saudável;
 Evitar excesso de informações sobre a COVID-19, tente não ficar conectado o tempo
todo, siga somente notícias confiáveis e evite boatos e Fake News;
 Evitar uso abusivo de álcool ou outras drogas;
 Não fazer uso de medicações sem prescrição médica;
 Porém, se já estiver em tratamento médico há mais tempo, não interrompa seu
tratamento;
 Mantenha contato com as pessoas que você gosta, mesmo que virtual. Estar em
distanciamento físico não impede outras formas de contato (telefone, redes sociais,
vídeo chamadas, etc..)
 Investir em atividades que aliviem o nível de ansiedade (meditação, leitura, exercícios
de respiração, etc.)
 Faça as coisas que você gosta. Ouvir música, ler um livro, cuidar do jardim, fazer um
curso on-line.. Use seu tempo disponível para isso.
 Pratique resiliência. Tente perceber o que pode aprender com tudo que está
acontecendo. Descubra qual é sua melhor forma de passar por isso e lembre-se de que
isso não durará para sempre.
 Seja gentil com as pessoas próximas. Para muitos, esta fase está sendo muito difícil,
portanto ouçam o próximo e não julguem.
 Fale de seus sentimentos!
 Uma ferramenta para se você precisar de ajuda é o CVV – Centro de Valorização da
Vida (Ligue 188). Lá você é atendido por um voluntário treinado para conversar com
todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional, com respeito, anonimato, e
que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.
 Se precisar, solicite ajuda de um familiar ou profissional de saúde de sua referência.
Você não está sozinho!

Fonte: • Publicada em 10/09/2020, 10:27:45
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