26/08/2020 • REGIÃO VOLTA A SER CLASSIFICADA COM A BANDEIRA VERMELHA.

Governo destaca crescimento das internações como principal motivo para agravamento da situação relacionada à Covid-19.

A região de Lajeado voltou a aparecer na cor vermelha no mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado, que determina as restrições para prevenção da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Os principais motivos para a piora do contexto na região, segundo o governo estadual, foram aumento de 100% nas internações por Covid-19 e a alta no número de casos fatais da doença. Mesmo com a região classificada como sendo de alto risco, o município de Progresso pode seguir as recomendações da bandeira laranja, conforme a regra 0-0, e não precisa endurecer as medidas, mesmo que a bandeira vermelha para a região se mantenha.

NOVO DECRETO MUNICIPAL
Na manhã desta segunda-feira (24/08), o governo municipal publicou decreto em que adota medidas de adequação ao determinado no Decreto Estadual de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID19), e determina a utilização dos protocolos de classificação em Bandeira Laranja no município de Progresso. O município pode adotar protocolos de bandeira laranja porque cumpre os critérios da Regra 0-0. A normativa diz que os municípios com índice zerado para óbitos e internações hospitalares de moradores, nos últimos 14 dias, podem seguir as restrições da bandeira laranja, mesmo que enquadrados em regiões vermelhas. Em caso de alteração e agravamento do cenário epidemiológico no município durante esse período, poderão ser adotados novos critérios de regramento das atividades.

ALERTAS
O crescimento de novas hospitalizações em determinadas regiões chamou a atenção da equipe que monitora o modelo. É o caso de Lajeado com avanços significativos no número de internações numa única semana (55%, agora com 34 pacientes). A Administração Municipal de Progresso recomenda à população continuar seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde como forma de prevenção à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Fonte: • Publicada em 26/08/2020, 16:39:12