24/07/2013 • Combate a entorpecentes.

o Município de Progresso combate uso e distribuição de drogas.

Progresso terá Conselho de Combate ao uso de Drogas

Aconteceu na segunda, dia 15, no Gabinete do Prefeito Edegar Cerbaro uma reunião entre Executivo e representantes de Entidades do Município, com o intuito de elaborar ações de combate ao uso de entorpecentes. O encontro contou com a presença do Delegado de Polícia Civil de Lajeado – Sílvio Huppes. Na ocasião debateu-se sobre a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – Comad que terá como objetivos propor a política municipal de educação preventiva e atenção integral aos usuários de Drogas; colaborar, acompanhar e formular sugestões para as ações de fiscalização e repressão; estimular e cooperar com serviços que visam ao encaminhamento e tratamento de dependentes de drogas; coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção da disseminação de tráfico e do uso indevido de álcool e drogas. Integram o grupo as profissionais do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (Naab), as quais são responsáveis pelo atendimento a usuários e demonstraram sua preocupação com o aumento de procura para tratamento, o que comprova que o problema cresce a cada dia no Município. Também se fez presente o Padre Paulo, da Paróquia Nssª Srª Auxiliadora, o qual atua diretamente com grupo de jovens, o qual comentou que também é seguidamente procurado por famílias que buscam ajuda na espiritualidade para resolver problemas de drogas dentro de suas casas.  O Delegado de Polícia falou sobre formas de combate e salientou que existem dois tipos de internação: a voluntária e a compulsória, que pode ser efetuada via judicial, para os casos mais graves. O Chefe do Executivo determinou à Secretaria de Administração que seja elaborado ofício para o Comando Regional da Brigada Militar para aumento de efetivos no território municipal, para possam ser realizadas ações de combate e repressão à distribuição. Também disse da importância do grupo trabalhar unido, fortalecendo o combate e a diminuição de uso e distribuição de drogas no Município. Ficou acertado que na próxima semana será encaminhado à  Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que deverá instituir o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – Comad e então deverão se intensificar as ações no âmbito do Município. Tão logo for escolhido o Slogan e Logo que será resultado do concurso que está sendo realizado nas Escolas deverão ser confeccionados os materiais educativos e demais para distribuição e conscientização da população, sendo que foi destacada a importância de o combate ao uso de entorpecentes ter início dentro de casa, nas famílias.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Município. • Publicada em 24/07/2013, 09:50:53