20/07/2020 • REGIÃO VOLTA A SER CLASSIFICADA COM A BANDEIRA VERMELHA.

Mesmo com região classificada como sendo de alto risco, o município pode seguir as recomendações da bandeira laranja, conforme a regra 0-0.

O governo do Estado divulgou, às 18h da sexta-feira (17) o novo mapa preliminar do sistema de distanciamento controlado. O agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul, segundo o governo, colocou quase todo o estado com a bandeira vermelha, incluindo Lajeado e região. Das 20 regiões, apenas duas foram classificadas com bandeira laranja (risco médio). Isso significa que 90% do Estado apresenta alto risco para disseminação do coronavírus e ocupação de leitos. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (20/07).

NOVO DECRETO MUNICIPAL
Na manhã deste sábado (19/07), o governo municipal publicou decreto em que adota medidas de adequação ao determinado no Decreto Estadual de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID19), e determina a utilização dos protocolos de classificação em Bandeira Laranja no município de Progresso. O município pode adotar protocolos de bandeira laranja porque cumpre os critérios da Regra 0-0. A normativa diz que os municípios com índice zerado para óbitos e internações hospitalares de moradores, nos últimos 14 dias, podem seguir as restrições da bandeira laranja, mesmo que enquadrados em regiões vermelhas. Em caso de alteração e agravamento do cenário epidemiológico no município durante esse período, poderão ser adotados novos critérios de regramento das atividades. No Vale do Taquari, 23 cidades podem ser mais flexíveis no Distanciamento Controlado. Vale lembrar que essas cidades que se classificam na Regra 0-0 e podem adotar protocolos de bandeira laranja não precisam protocolar recurso.

Fonte: • Publicada em 20/07/2020, 08:30:34