08/04/2020 • Secretaria de Saúde divulga orientações à comunidade sobre o Coronavírus.

Medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.

A Secretaria de Saúde de Progresso está orientando à população sobre a prevenção à doença causada pelo coronavírus. O trabalho realizado na manhã de hoje, sexta-feira (03), é feito pelas agentes de saúde no centro e no interior do município a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). Juntamente com essas informações está sendo distribuída cópia do Decreto Municipal, que reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território do Município de Progresso/RS, para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus).
As equipes estão enfatizando sobre a forma de contágio e medidas de prevenção ao Coronavírus, uma vez que os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão. Tais ações são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.
Medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las, diminuem o risco de proliferação do vírus
Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.
Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.
Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Como prevenir?
• evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas ou que apresentem sinais ou sintomas da doença ;
• realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
• utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
• evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
• não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• manter os ambientes bem ventilados;
• evitar aglomerações, por hora siga as orientações de ficar em casa e reduzir o risco de transmissão do vírus;

Fonte: • Publicada em 08/04/2020, 14:05:43