17/03/2020 • Etapa de vacinação contra a Febre Aftosa será antecipada.

Decisão, que teve aval da ministra Tereza Cristina, faz parte da estratégia do Estado para ser declarado como livre de aftosa sem vacinação.

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa ocorrerá entre os dias 16 de março e 14 de abril de 2020. Essa antecipação da campanha de vacinação tem por objetivo cumprir os prazos e trâmites para a suspensão da vacinação cotra a Febre Aftosa no Estado ainda neste ano.
Nessa etapa que se inicia em março, todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados. Os produtores devem adquirir as vacinas nas casas agropecuárias credenciadas pela SEAPDR e aplicar o produto nos seus animais em até 05 dias da aquisição da mesma. É importante destacar que o processo de vacinação, para ser completo, além da aquisição e aplicação da vacina no rebanho, o produtor deve apresentar a Nota Fiscal da compra das doses de vacina nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa da SEAPDR/RS, especificando a quantidade de animais vacinados por categoria. No município de Progresso, esse processo deve ser apresentado na Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental, junto à Prefeitura Municipal.
Recomenda-se aos produtores que não deixem para comprar a vacina nos últimos dias da etapa. A vacina deve ser mantida sempre a temperatura de 02 a 08ºC. Em função disto, é fundamental que os frascos permaneçam na geladeira e, quando o produtor for transportá-las ao local onde será realizada a aplicação nos animais, coloque-as em uma caixa de isopor com gelo. A dose de aplicação é 2mL, independente da idade do animal e a aplicação deve realizada na tábua do pescoço, por via subcutânea ou intramuscular.
Os produtores rurais que não comprovarem a imunização do seu rebanho, nos períodos e condições estabelecidas pela SEAPDR/RS, ficam impedidos de transitar com seus bovídeos até que regularizem a vacinação e serão autuados conforme determina o Decreto Estadual 52.434/15. O valor inicial da multa é de R$ 1.217,96.

Fonte: • Publicada em 17/03/2020, 11:12:11