17/03/2020 • Nota de esclarecimento.

Circulam conversas em redes sociais de que Progresso teria o primeiro caso confirmado de coronavírus (COVID-19) no Vale do Taquari. Um cidadão que teria vindo da Itália há cerca de duas semanas e testado positivo para o vírus. A Prefeitura de Progresso, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que não há nenhum caso suspeito ou confirmado de coronavírus (COVID-19) no município. A Prefeitura informa ainda que conta com profissionais treinados e preparados para atender casos suspeitos ou mesmo confirmados da doença, seguindo protocolos e normas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde para atuação na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de infecção humana pelo novo coronavírus.
A implementação de precauções constitui a principal medida de prevenção da transmissão. A melhor maneira de prevenir é evitar a exposição ao vírus.
Algumas ações preventivas diárias podem auxiliar na prevenção da propagação de vírus respiratórios:
• Higiene frequente das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica.
• Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável.
• Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: • Publicada em 17/03/2020, 11:07:34