10/03/2020 • Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde.

O novo modelo fará com que o repasse de recursos aos municípios considere o número de usuários cadastrados nas equipes de saúde e o desempenho das unidades.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde da ESF1 (sede) e ESF2 (Campo Branco) participam durante os dias 09 e 10 de março de uma capacitação sobre o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A formação é ministrada por profissional capacitado da Bin Helper Soluções com o objetivo de informar aos profissionais do município sobre o novo processo de financiamento da Atenção Básica e ampliar conhecimentos acerca das finalidades e prioridades das atividades e ações dos programas públicos de saúde visando o atendimento às novas regras da Atenção Primária à Saúde em vigor.
Foram abordados os principais pontos do novo financiamento do SUS, o Programa Previne Brasil, que institui o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde. O novo modelo visa o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), a partir de três componentes: capitação ponderada; pagamento por desempenho; e incentivo para ações estratégicas. Para fins de repasse do incentivo financeiro, será considerada a população cadastrada na ESF e na EAP, até o limite de cadastro por município.
"São mudanças significativas, que impactam diretamente o custeio da saúde pública. A capacitação visa sanar dúvidas e apoiar os profissionais na adequação ao novo modelo para bem atender o usuário", comenta a secretária de saúde, Celeida Alcará.
O novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde para garantir a universalidade do SUS.

Fonte: • Publicada em 10/03/2020, 17:08:13