08/01/2020 • Administração Municipal trabalha intensamente para amenizar perdas devido à estiagem prolongada

O mês de dezembro de 2019 foi de pouca chuva no município e região. A pluviometria acumulada registrou 41mm frente aos 160mm do acumulado de novembro de 2019. Na última quinzena do mês de dezembro foram apenas 16mm de chuva. No primeiro dia do ano de 2020 choveu somente 3mm e o volume armazenado de água continua caindo muito. Em comunidades do interior como Bate e Vira, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, continua providenciando o abastecimento de água potável através da entrega de diversas bombonas de água aos moradores, principalmente às famílias mais carentes. Na Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental já são mais de 30 agricultores atendidos com pedidos para solucionar o armazenamento de água, limpeza de açudes e distribuição de água. Em diversas propriedades foi providenciado caminhão tanque para garantir o abastecimento à produção.
Ao final de dezembro de 2019, a Emater/RS-Ascar estimou as  perdas na ordem de 25% para a produção de tabaco, o que representa uma queda de 550kg/ha na produção. Como a área plantada no município é de 1.500ha, o total de perdas pode chegar a 825.000kg. Para a cultura do milho a queda chega a 15%. Até o momento, 2.040ha dos 3.400 hectares foram plantados (o que representa 60% da área plantada). Perdas na produção de leite chegam a 20%. Isso representa 168.000 litros a menos no mês. O total de leite comercializado no ano é 10.080.032 litros. Como a estiagem ainda persiste, as perdas nas principais culturas poderão ser ainda muito maiores, afirma a instituição.
A Administração Municipal reforça que é imprescindível a colaboração de todos, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. Molhar a grama e encher piscinas, bem como as limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.
Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são pequenas ações que representam muito na economia de água. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua a população deve avisar à Administração Municipal.
A Administração Municipal continua com os trabalhos de atendimento à população procurando amenizar os prejuízos causados pela estiagem prolongada, principalmente aos agricultores, mas também a todos os munícipes.

Fonte: • Publicada em 08/01/2020, 15:25:15