30/12/2019 • Estiagem provoca desabastecimento de água em algumas localidades do interior.

Os últimos dias têm sido de pouca chuva no município e região. A pluviometria acumulada do mês de dezembro chega a 33mm frente aos 160mm do acumulado de novembro. Em doze dias foram apenas 8 mm de chuva. Com isso, o volume armazenado de água caiu muito e em comunidades como Bate e Vira a Secretaria de Assistência Social e Cidadania já providenciou diversas bombonas de água aos moradores. Na Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental mais de 21 agricultores foram atendidos com pedidos para armazenamento de água e em 2 propriedades foi providenciado caminhão tanque para garantir o abastecimento à produção.

A Emater/RS-Ascar estima perdas da ordem de 25% para a produção de tabaco, o que representa uma queda de 550kg/ha na produção. Como a área plantada no município é de 1.500ha, o total de perdas pode chegar a 825.000kg. Para a cultura do milho a queda chega a 15%. Até o momento, 2.040ha dos 3.400 hectares foram plantados (o que representa 60% da área plantada). Perdas na produção de leite chegam a 20%. Isso representa 168.000 litros a menos no mês. O total de leite comercializado no ano é 10.080.032 litros. Caso a estiagem persista por mais alguns dias, as perdas poderão ser muito maiores.

A Administração Municipal reforça que é imprescindível a colaboração de todos, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. Molhar a grama e encher piscinas, bem como as limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são pequenas ações que representam muito na economia de água. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua a população deve avisar à Administração Municipal.

Fonte: • Publicada em 30/12/2019, 10:21:20