23/12/2019 • Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário define destinos da Consulta Popular

Na terça-feira (17) o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Progresso (COMDAPRO) realizou reunião ordinária no auditório da Prefeitura Municipal. O primeiro
assunto apresentado pelos extensionistas da EMATER/ASCAR-RS Marcos Bender e Simone Kotz Wobeto foi a liberação de R$ 48.351,65 pelo governo do Estado referente a consulta popular 2019/2020, com contrapartida do município de R$ 7.252,75, totalizando R$ 55.604,40. O recurso se destina a programa de uso, manejo e conservação do solo e da água. A proposta apresentada foi de utilização desse recurso para a implantação de pastagem perene de Tifton, com correção da fertilidade, para 25 famílias de produtores de leite. Como critérios para a seleção foram propostos que o produtor deve possuir a declaração de aptidão ao PRONAF em dia, estar vendendo leite e ainda realizar análise de solo após sua seleção. As inscrições para os interessados serão realizadas do dia 02/01/2020 até 29/02/2020. Caso houver mais de 25 famílias inscritas será realizado um sorteio de 25 nomes na presença dos conselheiros. Não completando as vagas, a área por beneficiário será ampliada, e caso no momento da liberação do recurso o valor dos itens sofra variação, a quantidade adquirida de cada itens obedecerá a mesma variação.
Outro recurso que também virá para o município é de R$ 26.447,49 oriundo do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais-FEAPER, e se destina à produção leiteira e da pecuária familiar sendo decidido pela implantação de sistemas de irrigação de pastagens.
Ainda durante a reunião a conselheira Mariléia Draghetti Pavi, contadora da Prefeitura Municipal de Progresso, informou que foi solicitado junto à Secretária do Estado um ajuste no projeto da Consulta Popular 2017/2018, onde foi solicitado uma redução na quantidade de adubo em função do aumento do preço do produto.
O secretária de Agricultura e Gestão Ambiental, Izequiel Zuffo, informou que a pasta estará recebendo nos próximos dias uma carregadeira, um tanque espalhador de esterco líquido e mais uma ensiladeira. Também apontou que a estimativa de quebra de safra na cultura do tabaco chega a mais de 40% em algumas localidades e que precedendo a próxima reunião do IBGE será encaminhado um ofício aos conselheiros para a colaboração do grupo no levantamento da produção agrícola do município.

Fonte: • Publicada em 23/12/2019, 17:21:58