23/12/2019 • Secretaria de Saúde realiza ação de educação em saúde no Loteamento Alto da Colina.

Equipe se reuniu com famílias para debater sobre a questão
A existência de um saneamento básico qualificado é um elemento crucial para a promoção da saúde da população e para a qualidade do ambiente em geral. Sabedora disso, na tarde da terça-feira (17), uma equipe da Secretaria de Saúde composta pela enfermeira do ESF1, Claudete Fernandes, juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde Silvana Zvierzinski e Patrícia Piffer e o Secretário de Agricultura e Gestão Ambiental, Izequiel Zuffo, se reuniram com as famílias do Loteamento Alto da Colina, na entrada da cidade, para uma roda de conversa acerca do tema saneamento básico.
De forma geral, o saneamento básico pode ser definido como um conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças, promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população. Durante o encontro, foram debatidos temas relativos ao saneamento básico como ações de promoção da saúde, controle da proliferação de vetores causadores de zoonoses, preservação dos recursos hídricos, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, tema abordado junto ao Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), cujo objetivo é a conscientização da comunidade, evidenciando o compromisso de cada cidadão com a preservação do meio ambiente e ao tratamento e destinação final de rejeitos. Todos assuntos foram tratados através da orientação de práticas adequadas além da realização de atividades educativas junto às famílias.

Fonte: • Publicada em 23/12/2019, 17:20:15