05/09/2019 • Administração Municipal realiza o primeiro encontro do Grupo de Treinamento do PIGIRS.

O Departamento do Meio Ambiente da Administração Municipal realizou na sexta-feira (23), a primeira etapa de formação do Grupo de Treinamento do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), do CIPAE-G8. O consórcio celebrou parceria com a UNIVATES para promover o treinamento de grupos multiplicadores para tratar de forma integrada a questão dos resíduos sólidos urbanos em reuniões periódicas.

O treinamento foi ministrado pela Profa. Dra. Luciana Turatti, Pós-doutora em Direito pela Universidade de Sevilha, Espanha (2019), com doutorado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2014), mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003) e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). No encontro foram debatidas as soluções tecnológicas adequadas para o correto tratamento e destino dos resíduos sólidos urbanos. O encontro integra o plano de trabalho regional de elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com assessoria  técnica da UNIVATES, que visa integrar os municípios consorciados para ações conjuntas desenvolvendo de forma regional  programas de educação ambiental, alternativas mais sustentáveis para o tratamento e destinação final de rejeitos, além de tratar de assuntos referentes à Ética Ecológica e Legislação Ambiental e metodologias de intervenção.

O Grupo de Treinamento contou com servidores da Administração Municipal, Secretários, professores das Escolas EEB São Francisco e EMEF São Valentim, funcionários do Hospital Santa Isabel, Emater/RS-Ascar e União Progressense de Clubes de Mães. Os próximos encontros ocorrem no dia 30 de agosto, 06 e 27 de setembro e 22 de novembro, das 8h30 às 11h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal.

Fonte: • Publicada em 05/09/2019, 14:03:38