05/07/2019 • Administração comemora conquista do selo SUSAF.

Embutidos Progresso é a primeira agroindústria do município a poder comercializar produtos em todo o RS.
A conquista do selo SUSAF, ao final do mês de junho, é comemorada pela administração, pois permitirá que as empresas que aderirem ao Sistema vendam além dos limites do município e, desta forma, consigam ampliar os negócios. Para isto, é necessário que as mesmas estejam cadastradas ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM), e atendam ou se adequem às normas estabelecidas pelo Susaf. Até então, agroindústrias que tinham o selo do SIM podiam apenas comercializar os seus produtos dentro do próprio município. Com o Susaf, elas ampliam a sua atuação, podendo comercializar em todo o Rio Grande do Sul.
De acordo com a Secretária de Administração, Alenir Ana Carissimi, a expectativa com a conquista do selo é das melhores. "O credenciamento ao Susaf favorece o crescimento das nossas agroindústrias e da economia do município, pois elas poderão ampliar sua produção podendo também gerar mais empregos”, salienta. Ainda segundo Carissimi, foi um processo longo, em função da burocracia e das exigências, superadas pela Administração. " Esta conquista foi resultado do esforço da Administração Municipal, juntamente com as Secretarias de Administração e Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental. Com isso, esperamos ampliar o número de empreendimentos credenciados", acrescenta.
Para Alexandre Henicka, proprietário da Embutidos Progresso, primeira agroindústria do município a receber o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), o credenciamento do empreendimento traz a expectativa de um novo impulso nos negócios. "A conquista do selo é a consolidação de um trabalho que vem sendo realizado há bastante tempo. São oito anos de empresa e a possibilidade de poder comercializar os produtos em todo o Estado é animadora", conta . “A meta agora é manter antigos clientes e buscar novos, sempre primando pela qualidade dos produtos", acrescenta.
Todo o encaminhamento visando à adesão ao Susaf é feito pela Secretaria Municipal da Agricultura e Gestão Ambiental, por meio do Sistema de Inspeção Municipal através do responsável, médico veterinário Roni Soletti. A documentação é encaminhada inicialmente para avaliação da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e, se aprovada, é publicada a adesão pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.
O SIM é o órgão que, em nível municipal, faz o acompanhamento de todo o processo de industrialização, desde o recebimento da matéria-prima, preparo, conservação e expedição, além dos controles físico-químicos e microbiológicos.

Fonte: • Publicada em 05/07/2019, 12:09:47