11/05/2016 • Secretários e técnicos do G8 participam de capacitação sobre o PAR

No dia 6 de maio, a Secretaria de Educação promoveu um curso para capacitação do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2016-2019, ministrado por Darci Bueno da Empresa Gestar Bueno Consultoria e Assessoria Educacional. Entre os participantes estiveram os Secretários de Educação do G8 e os responsáveis pelo PAR.

O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que um município ou estado adere ao Compromisso Todos Pela Educação - programa de 28 diretrizes para a melhoria do ensino nacional -, o secretário responsável por essa área automaticamente se compromete a elaborar um diagnóstico e uma série de objetivos para a rede de ensino local. Essas metas devem ser alcançadas em até quatro anos e são estipuladas junto com diretores, coordenadores, professores e membros da comunidade. É a partir desses dados que o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) pode fornecer apoio técnico e financeiro às administrações regionais.

O Secretário de Educação de Progresso, Raênio Roque Battisti, salientou a importância da capacitação para a elaboração do Programa, e que o curso foi muito proveitoso para todos, pois oportunizou esclarecimento de dúvidas e troca de ideias entre os participantes.

Fonte: • Publicada em 11/05/2016, 14:04:22