03/12/2015 • OFICINAS DESPERTAM O INTERESSE PELA ARTE

Alunos aprendem técnicas de desenho, tiras, charge, cartum e caricatura.
Uma das atividades do Festival de Progresso com Humor foi as oficinas de Desenho, Tiras, Charge/Cartum e Caricatura, que aconteceram nos dias 24 e 25. A atividade procurou desenvolver as habilidades e despertar o interesse pela arte. Durante a oficina foram abordadas as diferenças básicas entre cartum, charge, ilustração, tirinha e quadrinhos; expressões faciais; ambientação; direção de cena e caricatura. Elas foram gratuitas, ministradas pelo cartunista Cláudio Spritzer e tiveram a duração de quatro horas.
O aluno do 2º ano A do ensino médio da E.E.E.B. São Francisco, Danrlei Senger (16) destacou a importância da atividade. “Gostei muito de participar. Durante as oficinas aprendemos várias técnicas interessantes e fáceis para melhorar nossos desenhos. Como estudante, tenho certeza de que vou tirar muito proveito para aprimorar meus desenhos. Os trabalhos realizados durante as oficinas vão ser expostos no Festival de Progresso com Humor, onde o público poderá conhecer um pouco do nosso talento. O professor Claudio Spritzer é muito descontraído e tornou as aulas muito atrativas. Ele também nos contou um pouco sobre sua vida de jornalista e cartunista. Espero que aconteçam mais projetos como este em nosso município”.
O professor Cláudio Spritzer ficou impressionado com a dedicação dos alunos. “Me impressionou, particularmente, a educação das crianças e o interesse pelos assuntos tratados. Todos, sem exceção, participaram dos trabalhos que propus – mesmo aqueles que, à princípio, não tem o desenho como atividade de seu interesse. O empenho da criançada em concluir com êxito as tarefas mostrou, subliminarmente, seu comprometimento e sua capacidade de executar tarefas propostas, o que demonstra que o trabalho que vem sendo feito pelos professores surte um efeito bastante satisfatório. A disciplina diante de um assunto como o humor, que poderia suscitar uma certa excitação, também é um ponto a ser salientado, bem como o respeito que demonstraram o tempo todo comigo”.
Cláudio Spritzer é jornalista e editor do Jornal Hienas. Além do trabalho como cartunista, também é autor roteirista com passagens pelo SBT e Rede Globo de Televisão, onde foi autor roteirista do Programa A Turma do Didi por oito anos (de 2005 a 2013). Spritzer tem quatro livros publicados.
O 1º Festival de Progresso com Humor acontece nos dias 27 e 28 de novembro. Tem o patrocínio de Indústria e Comércio de Biscoitos Caseiros Zagonel, Fabi Comércio de Compensados, Komak Máquinas e Equipamentos, Construschorr Materiais de Construção e Artefatos de Cimento, Diamaju, Ciamed Distribuidora de Medicamentos, Sulgás – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, Agrodalla Comércio de Cereais, Mercado Predileto e Lojas Benoit. O evento conta com o financiamento do Pró – Cultura RS da Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Progresso e da Região dos Vales Procultura.

Fonte: Foto: Divulgação • Publicada em 03/12/2015, 14:30:22