Volta para a P&aacite;gina Inicial Webmail
Municipio
Notícia






28/08/2015 • Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura do Vale do Taquari realiza Seminário Regional

Com o objetivo de capacitar os gestores públicos para que possam elaborar projetos da Lei de Incentivo à Cultura e do Fundo de Apoio à Cultura, a fim de acessar recursos para iniciativas na área, foi realizado nesta quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Estrela, o 1º Seminário Regional de Cultura. Promovido pelo Conselho dos Dirigentes de Cultura da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o encontro reuniu secretários e coordenadores de vários municípios da região.
Um dos palestrantes, o diretor do Departamento de Cidadania e Diversidade da Secretaria da Cultura, Leoveral Golzer Soares, falou sobre a implementação do Sistema Estadual de Cultura. Por meio do sistema, e com a criação dos Conselhos Municipais, Fundos e Planos Municipais de Cultura, será possível, segundo ele, aumentar os investimentos na área, qualificar a gestão e ampliar a participação social nos debates a respeito de políticas públicas para a cultura.
Planos Municipais
O sistema de cultura também pautou a fala do assessor técnico de cultura da Famurs. Na opinião de José Carlos Martins, neste contexto a criação do órgão gestor de cultura é o mais importante. Ele destacou a importância da elaboração dos Planos Municipais. “A cultura também tem que ser planejada. Vocês têm que pensar a cidade de vocês”, recomendou. Martins enfatizou ainda que esta nova forma de pensar é recente, e rompe com o clientelismo. “A comunidade é que vai definir onde serão investidos os recursos. O sistema se dá através do diálogo, da participação, de ver o que é mais importante para o município”, enfatizou. A importância dos Fundos Municipais igualmente foi ressaltada por Martins.
O Seminário contou ainda com oficina a cargo de Rafael Balle, coordenador do Sistema Pró-Cultura, com orientações sobre como participar dos editais previstos e apresentação de projetos, entre outras questões. A coordenadora regional do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Vale do Taquari (Codic-Amvat), Daniela Nicolini diz que o seminário na região é uma forma de proporcionar a maior participação dos gestores, com palestrantes capacitados para auxiliar na elaboração de projetos que podem trazer mais recursos para os municípios.
A abertura do evento contou com a presença dos palestrantes, da do Codic-VT, Daniela Nicolini; do secretário de Cultura e Turismo de Estrela, Rudimar Hagemann, e do vereador Andreas Hamester, que representou o Legislativo local. Dentro da programação, os participantes visitaram o Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann e a escadaria de acesso ao Rio Taquari, na Rua Arnaldo Diel, revitalizada pelo Governo do Estrela.   

Fonte: Assessoria de Imprensa da AMVAT


Fonte: • Publicada em 28/08/2015, 10:09:10
+ Progresso
Atendimento







Rua 4 de Novembro – 1150 – Centro – Progresso – RS
CEP: 95925-000 – Fone: (51) 3788-1122
Portal Sinos