24/08/2015 • Seminário capacita gestores de cultura do Vale do Taquari

Dirigentes de Cultura da região participam nesta quinta-feira (27), em Estrela, do 1º Seminário Regional de Cultura do Vale do Taquari. O evento é organizado pelo Conselho dos Dirigentes de Cultura da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur). A programação, na Câmara de Vereadores, começa às 9h.
Conforme a representante regional no Codic e coordenadora de Cultura de Progresso, Daniela Nicolini, o objetivo do encontro é capacitar os gestores públicos para que possam elaborar projetos da Lei de Incentivo à Cultura e do Fundo de Apoio à Cultura, a fim de acessar recursos para iniciativas na área.
A abertura do seminário ocorre às 9h e após haverá apresentação cultural. Às 10h haverá palestra do assessor técnico de Cultura da Famurs, José Carlos Martins, e da coordenadora de Cultura de Arroio do Meio, Angélica Diefenthaler, que vão apresentar o Prêmio Codic/Famurs. Às 10h30min palestra o diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Leoveral Golzer Soares, que falará sobre o Sistema Municipal de Cultura.
O evento segue às 12h45min, com visitação à exposição “Lendas e crendices do folclore brasileiro”, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Às 13h30min, na Câmara, haverá a oficina “Discutindo sobre a Economia da Cultura”, pelo coordenador do Sistema Pró-Cultura, Rafael Balle. Ele vai transmitir informações sobre o cadastro das prefeituras no sistema, como produtor cultural; os objetivos da Lei de Incentivo à Cultura, entre outras.
O Seminário se encerra às 16h30min, com a entrega dos certificados aos participantes.

Fonte: • Publicada em 24/08/2015, 13:37:25