11/02/2014 • Emater/RS-Ascar em Reunião com Prefeito Municipal

Emater/RS-Ascar em Reunião com Prefeito Municipal

No dia 31/01/14 o prefeito municipal de Progresso Edegar Cerbaro recebeu no seu gabinete os representantes da Emater RS/Ascar de Progresso Álvaro Figueira Trierweiler e Diego Barden dos Santos, gerente adjunto do Escritório Regional de Lajeado da Emater.

Os profissionais fizeram um balanço das ações realizadas em 2013 e as ações planejadas para 2014. Dentre os destaques para 2014 está a Chamada Pública da Sustentabiliadade do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) que atenderá 180 famílias do município, com duração de 03 anos. No processo a Emater/Rs-Ascar irá operar esta chamada, juntamente com as famílias, em um programa de capacitações teóricas e práticas em diversas áreas a serem planejadas com as comunidades. Este trabalho de extensão rural planejada irá de encontro à busca de uma maior sustentabilidade econômica, social e ambiental, onde os produtores possam reduzir os custos de produção e melhorar a qualidade de vida nas propriedades.

Além desta Chamada também será reativada a Chamada Pública da Diversificação do Tabaco para 70 familias, com objetivo de buscar diversificação em relação a atividade do tabaco.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Álvaro Trierweiler destaca que no setor do leite, bem como manejo de solos e água para consumo familiar, há um bom trabalho a ser feito, em parceria com a Administração Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Prefeito Cerbaro também destacou a necessidade de trabalhar mais o setor da produção de leite e agroindústrias no município. Por sua vez, Diego dos Santos informou que a Emater/RS-Ascar tem capacidade de atuar em rede, quando existe demanda por algum conhecimento técnico ou de cunho social, o que torna a extensão rural planejada uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Com o andar dos trabalhos é possível formar propriedades referência no município, que irão ajudar a difundir novos conhecimentos para outras famílias.

Os extensionistas do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Alvaro, Lilian e Simone agradecem as famílias rurais pela atenção e empenho quando os mesmos são recebidos nas propriedades.

Foto Daiana Battisti

Fonte: • Publicada em 11/02/2014, 20:59:12