11/02/2014 • STR oferece curso de tecelagem com lá de ovelha crua

STR oferece Curso de Tecelagem

Ocorreu no período de 03 a 07 de fevereiro, o Curso de Tecelagem com Lã de Ovelha Crua, na Sede do Clube da 3ª Idade Sagrada Família. A ação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, em parceria com a EMATER-RS/ASCAR e Secretaria da Agricultura e contou com a  participação de 12 alunas. O curso foi oferecido pelo SENAR, com carga horária de 40h e teve como instrutora Márcia Viana Duran. Nessa 1ª etapa as participantes tiveram noções de lavagem da matéria prima, limpeza, cardagem e fiação, além da feltragem da lã. A 2ª etapa deverá ocorrer em outubro e passará para a confecção de peças de vestuário, agasalhos e objetos de decoração. A instrutora do SENAR informa que voltará no mês de julho com o curso de macramê. As interessadas deverão procurar o STR e fazer sua inscrição. O Presidente do Sindicato Odali P. Battisti acompanhou as atividades desenvolvidas pelo grupo e comenta que essa é uma oportunidade para aproveitar a matéria-prima existente no Município. Disse que com esse conhecimento a lã existente em nosso meio pode ser aproveitada integralmente, sendo absorvida, beneficiada  e transformada em artesanato, tornando-se uma alternativa de renda para as famílias. Odali informa que as comunidades, clubes de mães ou escolas podem se organizar e procurar o STR para solicitar os cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAR. Disse ainda que existe a intenção de fundar no Município a Casa do Artesão, o que virá fortalecer o grupo que desenvolve essa atividade. Finaliza dizendo que o momento é bastante oportuno, tendo em vista a intenção da Administração Pública em explorar as potencialidades turísticas e desenvolver o turismo em Progresso.

Foto Rose Gilardi

Fonte: • Publicada em 11/02/2014, 20:57:35